Você sabe em qual fase de desenvolvimento o seu consultório ou clínica se encontra?
Escrito por: Lívia Müller — 6 de setembro de 2024
Assim como o ser humano possui um ciclo de vida com fases de desenvolvimento, metaforicamente um negócio também possui um ciclo de vida. Podemos classificar as fases desse ciclo a partir do estágio de evolução da gestão e da forma de enfrentamento de crises organizacionais previsíveis, que leva em consideração fatores como a forma de encarar o processo decisório, como o planejamento é utilizado, como o controle é realizado, além do desempenho financeiro.
As fases do ciclo de vida de um negócio compreendem a Infância, Adolescência, Maturidade ou Plenitude e Velhice ou Declínio, conforme podemos ver na imagem a seguir.

Infância
Em consultórios e clínicas odontológicas, a infância representa o início do negócio, onde este geralmente depende diretamente do dentista tanto para a execução da parte operacional quanto para a gestão do negócio, tornando o profissional um “faz-tudo”.
Nesta fase é comum o dentista focar mais na parte técnica/operacional do negócio e menos na parte gerencial, mas deixar de lado a gestão do negócio resultará, na maioria das vezes, em problemas como:
- Poucas diretrizes, sistemas, normas e procedimentos
- Desconhecimento de pontos fortes, vulnerabilidades e gargalos
- Desempenho inconsistente
- Planejamento informal
- Ausência de gestão estruturada de pessoas e consequentemente aumento do absenteísmo e rotatividade de funcionários
- Ausência de controles ou controles informais
- Caixa negativo e dificuldades financeiras
À medida que o consultório ou clínica cresce em faturamento e em número de funcionários, tornando o negócio cada vez mais complexo, se estes problemas não forem corrigidos, a tendência é de se acumularem e ficar cada vez mais difícil de resolver, dificultando assim a gestão adequada do negócio e a manutenção de um bom desempenho organizacional, o que fatalmente levará ao fechamento precoce do consultório ou clínica.
Adolescência
Tal qual um adolescente, um consultório ou clínica na fase da adolescência representa a tentativa de estabelecer independência do dentista. Nessa fase há uma transição entre comportamentos característicos da infância e outros mais amadurecidos, onde as empresas começam a assumir a forma de negócios mais consistentes, mas ainda há algumas questões de imaturidade para lidar. Nessa transição, as características predominantes são o conflito e a inconsistência na delegação de autoridade e na mudança de liderança.
É comum também o conflito entre a equipe, especialmente entre os mais antigos e os que foram contratados para tomar decisões.
O planejamento apresenta-se de forma pouco estruturado e focado no alcance de metas, principalmente vendas e lucro. Quanto ao controle, pode oscilar entre poucos e informais à um controle de custos e da melhoria da qualidade. Já no desempenho financeiro, o caixa pode se apresentar positivo com vendas em expansão ou com vendas boas, mas com decréscimo de lucros, gerando uma preocupação com os custos.
À medida que o consultório ou clínica vai ganhando mais complexidade, as demandas administrativas exigem que o fundador aprenda a delegar e assuma a posição gerencial ao invés da operacional.
Manter a centralização da autoridade desvia o foco do profissional, mantendo-o preso às rotinas operacionais e impedindo-o de focar nas funções gerenciais. Além de que, não raras vezes, o fundador necessita de um maior conhecimento gerencial para conduzir adequadamente seu negócio.
Caso não sejam tomadas as devidas ações de solução dos problemas da fase anterior ou desta, o consultório ou clínica acabará permanecendo preso na infância ou na adolescência por longos anos e isso impedirá seu crescimento e amadurecimento, podendo até resultar em seu fechamento precoce.
Maturidade ou Plenitude
A maturidade ou plenitude representa a melhor fase de um negócio porque é o momento em que as empresas de sucesso lutam para permanecer o maior tempo possível em seu mercado. Nesta fase, a empresa possui uma estrutura organizada e uma operação eficiente, além de equilíbrio entre autocontrole e flexibilidade necessária para aderir à inovações exigidas pelo mercado. As clínicas nesta fase sabem o que fazer, para onde estão indo e como chegar lá, focando no seu desenvolvimento.
Quando os problemas das fases anteriores são resolvidos, o negócio adquiri maturidade e apresenta características como:
- Sistema e estrutura organizacional funcionais
- Visão e criatividade
- Orientação para resultados com satisfação das necessidades e desejos dos clientes
- Elaboração de planejamentos robustos
- Superação de expectativas de desempenho
- Capacidade de manter o crescimento das vendas e aumento da lucratividade
- Expansão do negócio através de unidades de negócios, filiais e franquias
- Qualidade e excelência certificados por empresas acreditadoras e certificadoras
Essa é a melhor fase da vida de uma clínica e é nesse estágio que todas deveriam chegar e permanecer. Só que a maioria não consegue atingir esta fase. A maior parte permanece na infância e acaba se endividando e falindo pouco tempo depois da sua abertura. Quando não falem, passam anos na adolescência apenas sobrevivendo no mercado.
Diferente do ser humano, que obrigatoriamente envelhece, uma empresa pode se manter nesta fase o tempo todo, mas para isso, é necessário alcançar a maturidade e mantê-la através da aplicação de estratégias adequadas para o atingimento da perenidade do negócio, mas caso não haja a manutenção do equilíbrio entre crescimento e inovação com estabilidade e lucratividade, a empresa entra na fase de velhice ou declínio e pode morrer a qualquer momento.
Velhice ou Declínio
Depois de algum tempo da aquisição de estabilidade, algumas empresas acabam relaxando e perdendo um pouco da noção da motivação e dos caminhos que levaram-nas a serem bem-sucedidas. Com isso, deixam de se esforçar para fazer mais e ser melhores. Metaforicamente esta fase seria representada pela frase “em time que está ganhando não se mexe”, ou seja, se tudo está dando certo, não se deve mudar. Só que a vida é dinâmica. Os indivíduos, grupos e sociedades mudam ao longo do tempo suas necessidades, desejos, comportamentos e hábitos. Portanto, uma empresa também precisa estar atenta ao seu meio externo para se adequar ao longo do tempo e assim poder permanecer sempre na fase de maturidade.
Quando a empresa está em declínio, é possível que ainda tenha um bom faturamento, mas com pouca ambição. Ao invés de continuar inovando sozinha, procura comprar outras empresas devido a sua notoriedade. É comum nesta fase, o excesso de burocracia e a busca de culpados pelos problemas que a empresa enfrenta ao invés de resolvê-los, resultando em grande estresse e competição individual decorrentes da existência de diversos conflitos.
O excesso de burocracia em sua operação ocupa demais os funcionários a ponto deles focarem no seguimento de incontáveis regras existentes em diversos e longos manuais organizacionais, deixando de lado o foco em inovação, o que provavelmente a levará à falência em pouco tempo. Se isso não acontecer a empresa tenderá a se arrastar lentamente ao longo dos anos, perdendo a sustentabilidade devido a endividamentos progressivos, uma vez que os custos de operação começam a ser maiores que o faturamento e aos poucos a empresa vai perdendo valor de mercado.
Qual a importância de entender o Ciclo de Vida de uma empresa?
Por apresenta fases distintas, mesmo que não totalmente previsíveis e que nessa previsibilidade existem características que podem ser compartilhadas pelas empresas, o entendimento do ciclo de vida capacita os gestores a observar e identificar, com o passar do tempo, os riscos para a organização e a definir as soluções mais adequadas para a sobrevivência em momentos de crise e também para o crescimento da empresa, que inclui buscar fontes de financiamento para liquidação de dívidas ou mesmo alavancar o negócio.
Além disso, com o conhecimento do ciclo de vida, será possível ter um bom gerenciamento, o que levará a uma transição saudável de uma fase para a outra, impactando diretamente no sucesso ou fracasso da empresa, dado que adequações devem ser feitas nos momentos certos, já que os métodos que produzem sucesso em um estágio podem gerar falhas nos estágios subsequentes.
Independente da fase de desenvolvimento em que o seu consultório ou clínica se encontra, o programa Dentista Gestor poderá oferece o suporte necessário para aumentar a maturidade de gestão e melhoria de resultados. Entre em contato conosco para saber mais informações.
Este texto é uma adaptação dos modelos de ciclo de vida organizacional de Lippitti & Schmidt e Adizes.
Fontes:
FERIGATO, Evandro. Ciclo de Vida Organizacional das Micro e Pequenas Empresas da Região Autônoma de Jundiaí – São Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) – Curso de Administração – Centro Universitário Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2018. Disponível em: https://unifaccamp.edu.br/mestrado/administracao/arquivo/Documentos/producao_discente/EvandroFerigato.pdf .Acesso em: 25 Ago. 2020.